Em Janeiro de 2014 tive minha primeira experiência de intercâmbio. Fui estudar inglês na Nova Zelândia durante o período de 3 meses. A escolha do destino foi parcialmente feita pelo país ser conhecido como a terra dos esportes radicais. Desde o primeiro momento que fechei meu intercâmbio comecei a pesquisar sobre salto de Bungee Jump e já estava me preparando psicologicamente para essa aventura.

Bungy Jump ou Bungee Jump. As duas formas de escrever estão corretas! O que difere é a origem do país. Os ingleses escrevem Bungee e os neozelandeses Bungy.

Como existem muitas possibilidades de Bungy na Nova Zelândia, nesse artigo vou mostrar quais são os mais populares e contar um pouco sobre qual foi a minha escolha e como foi ter essa experiência que é tão rápida e ao mesmo tempo muito intensa. Certamente, é impossível descrever!

A História do esporte

O Bungee Jump é um esporte radical considerado novo, foi criado em 1988 pelo neozelandês A. J. Hackett. Ele foi o criador do primeiro Bungee comercial do país, localizado na cidade de Queenstown. A ponte onde ele se encontra foi construída exatamente para a prática do esporte, acima do rio Kawaru. Até hoje, a rede AJ Hackett é a que mais concentra Bungy Jumps na Nova Zelândia em diferentes cidades. 

O esporte foi criado por estudantes da universidade de Oxford, na Inglaterra, após o estudo de um peculiar hábito de uma tribo de aborígenes em uma ilha que faz parte do arquipélago de Vanuatu. Os nativos saltavam de árvores altas com vinhas, um tipo de trepadeira, amarradas nas pernas, como uma forma de demonstrar força e coragem.

A partir de vídeos dessa tribo, lançados nos anos 70 pela “National Geographics”, os estudantes começaram a fazer saltos experimentais. Até que Hackett decidiu criar o esporte adaptando os métodos de segurança e o primeiro Bungee Jump foi inaugurado em 1988. 

Bungee Jump em Auckland

Auckland não é a capital, porém uma das cidades mais importantes da Nova Zelândia. Claro que na principal cidade e mais habitada do país teria que existir um símbolo neozelandês que é o Bungee Jump, não é mesmo? 

Auckland Bridge Jump: O salto é feito da maior e principal ponte da cidade.São 40M de altura e o maior diferencial dele é que é o único no país em que é possível encostar na água do mar. O valor (hoje) é de 115 dólares neozelandeses. A idade mínima para saltar é 10 anos! Claramente se eu vejo uma criança saltando na minha frente ficaria impressionada. E o peso mínimo é 35 kg e máximo 150 kg. 

Na cidade tem outros esportes radicais como o famoso Sky Jump, que não é bem um Bangee Jump, mas é parecido. É um salto do alto da Sky Tower, maior torre do país. São 195M em 85 KM/hora. Na minha opinião um pouco mais leve que um salto de Bungy por que você é preso em uma corda pelo corpo e não somente pelos pés. 

www.bungy.co.nz

Taupo Bungy

A cidade de Taupo fica a 3 horas e meia de Auckland. É possível alugar um carro ou ir de transporte público. Vale a pena ir para passar um final de semana ou mais dias pela cidade. Tem bastante opção de outros esportes radicais e é possível fazer um caminho alternativo e fazer um stop na famosa Caverna com os insetos que brilham no escuro, a Glowwarm Cave, localizada na cidade de Waitomo. 

Taupō Bungy & Swing: O mais popular na ilha norte da Nova Zelândia! São 47M de altura e o diferencial é que você pode escolher entre mergulhar a cabeça, o corpo inteiro ou somente as mãos no rio que passa embaixo da plataforma. Além do Bungy Jump, existe a opção do Swing, que  é uma espécie de balanço em que você fica preso deitado pelas costas e pode ser feito em dupla.  O valor do Taupo Bangy (hoje) é de 130 dólares neozelandeses. 

Mokai Gravity Canyon Bungy

O Mokai Gravity Canyon é um parque que fica localizado em Taihape, uma cidade a 5h de carro de Auckland. 

Gravity Canyon Bangy: O maior salto de uma ponte em toda ilha norte. São 80M de altura! E além disso, um diferencial do parque é que é possível fazer um salto noturno. O swing no parque também é bastante famoso, são 50M podendo pular até 2 pessoas juntas. 

O valor do salto de Bungee Jump é 179 dólares neozelandeses. 

Christchurch Bungee Jump

Indo para a ilha sul na Nova Zelândia, Christchurch é uma das principais cidades. O Bungee Jump de lá não é um dos mais emocionantes, mas é o aconselhável para aquele que busca algo mais leve, com uma queda menos radical. 

Hanmer Springs Bungy Jump: Fica localizado no Thrillseekers Adventures, um parque que oferece outras atividades com esportes radicais como Rafting, passeio pelo rio de Jet Boat super veloz e trilhas com quadriciclo. O legal é que você pode comprar um combo de atividades em um pacote e economizar. O Bungy tem 35M de altura, mas o diferencial é que ele é construído em cima de uma ponte com mais de 135 anos de idade. O valor apenas do salto é 169 dólares neozelandeses. 

Queenstown 

A cidade de Queenstown é a mais famosa quando se trata de esportes radicais. São cinco Bungee Jumps e Swings espalhados pela cidade e redondezas. E o maior deles, que já foi considerado o maior do mundo e hoje está fora do top 5, está presente na cidade. O mais legal, é que se você tiver estômago para saltar de todos eles, existe a possibilidade de fazer um pacote que custa em torno de 600 dólares, para sentir o gostinho de cada um. 

Kawarau Bridge Jump: Aquele que no ínicio do artigo falei que foi o primeiro do mundo, lembra? Sim, ele ainda existe! São 43M de altura e você também pode optar por encostar na água do rio que passa embaixo da ponte. O custo é de 144 dólares neozelandeses e também tem a opção do salto duplo.   

www.bungy.co.nz

The Ledge Bungy: Localizado no alto do Skyline, um ponto turístico no alto da montanha mais famosa de Queenstown. A vista é simplesmente sensacional! Para você chegar lá no topo é necessário pegar um bondinho. O Bungy tem 47M de altura e o diferencial dele é que você pode saltar de modo freestyle. A corda não é presa no pé como a maioria dos Bungees, então você tem liberdade de saltar dando piruetas, de costas, em pé, como quiser! O valor é 144 dólares e para quem quer filmar o salto a vista é animal.

Ele também oferece o The Ledge Swing, que é aquele balanço humano. O legal é que tem a possibilidade de marcar horários noturnos. 

www.bungy.co.nz

Nevis Bungy: O mais famoso entre os Bungees da Nova Zelândia. Ele já foi o maior do mundo com seus 134M de altura. A plataforma fica localizada em um vale maravilhoso em Gibbston, 30 minutinhos de distância de Queenstown. Custa em torno de 200 dólares. Além da possibilidade do Bungee Jump, também tem o swing e a catapulta humana! Onde você é lançado a 150 metros por 100 km/hora. Hoje é a maior catapulta humana do mundo, custa 225 dólares. 

www.bungy.co.nz

Minha experiência saltando de Bungee Jump

Quando comecei a minha pesquisa já sabia que não pularia do Nevis porque na época era o segundo maior do mundo. Pensei que o ideal pra mim fosse algo um pouco mais light já que seria a primeira vez. Também conclui que precisava ser em um local com uma vista incrível e bom custo x benefício. Então eu escolhi o Taupo Bungy. 

Juntei mais 4 amigos que estudavam na mesma escola que eu, alugamos um carro, reservamos 2 noite em um hostel e fomos passar o final de semana em Taupo. É importante saber que você precisa reservar o seu pulo de Bungee com antecedência pelo site. Reservamos mais ou menos 5 dias antes.

Você tem a opção de comprar o salto com vídeo e fotos, o valor é um pouco mais alto, mas é algo que você vai poder guardar para sempre. As empresas te dão um pen drive com fotos de cada segundinho do salto. 

Não tem muito como descrever a sensação de se jogar de 47 metros de altura. Quando cheguei no local estava cheia de coragem, mas no momento em que coloquei o equipamento no meu tornozelo cheguei a pensar em desistir. Mas o que me fez continuar é que eles não devolvem o dinheiro, então tive que ir até o final. 

É uma experiência de segundos e parece infinito, a adrenalina chega nas alturas! Eu demorei uns 3 segundos para voltar para realidade, lembro que meu olho chegou a lacrimejar. 

Mas com certeza, foi uma experiência que valeu muito a pena. Hoje eu pularia novamente de um Bungee mais alto e capricharia mais no salto! 

E você, escolheria qual desses Bungee Jump na Nova Zelândia para saltar? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.