Se você está naquele momento de comprar a sua entrada para o parque arqueológico de Machu Picchu e se deparou com as opções de ingressos que incluem as trilhas de WaynaPicchu (também conhecida por Huayna Picchu) e Montanha Machu Picchu e não sabe qual escolher, calma eu já passei por isso também! E vou te contar aqui quais pontos eu levei em consideração, qual a diferença entre as duas montanhas e como foi minha experiência!

As duas montanhas vão te exigir um grande esforço físico, então é importante estar ciente que vai ser puxado. Mas se a sua preocupação é se a trilha é perigosa ou se ela é difícil, fique tranquilo! Eu diria que a caminhada tem dificuldades, são degraus de pedras empilhados, porém elas são extremamente seguras e certamente possíveis para aqueles que gostam de fazer trilhas mas que não tem esse costume. Não é necessário ser um atleta para subir as montanhas. Porém existem suas restrições, se você tem problemas com altura ou vertigem, não aconselho a se aventurar por que ambas são íngremes e estreitas.

Huayna Picchu/ WaynaPicchu

É a montanha mais popular para os turistas, ela ainda possui atrações arqueológicas no caminho. São 2.700 metros de altitude, ou seja, é menos alta que a Montanha Machu Picchu. O seu trajeto é mais íngreme e mais estreito, tem momentos que será necessário usar cordas. Porém o tempo de caminhada é menor, são aproximadamente 2h e meia (ida e volta).

Vista de Machu Picchu para Montanha Huayna Picchu

Montanha Machu Picchu

O trajeto exige uma resistência maior que a trilha para Wayna Picchu. A altitude é de 3.027 metros e também tem 2 quilômetros, porém o tempo de caminhada é de 3h e meia a 4 horas (ida e volta). São mais de 2 mil degraus e você pode subir um por um tranquilamente, não há partes muito estreitas ou muito íngremes.

Perspectiva do alto da Montanha Machu Picchu

Qual eu escolhi e por quê?

Eu optei pela Montanha Machu Picchu.  O que eu levei em consideração no momento da escolha foi a vista que eu teria no topo da montanha e o desafio de resistência. De fato é a montanha mais alta e você tem uma dimensão maior do que é a cidade de Machu Picchu e de toda natureza ao redor.

Além disso, a minha viagem foi muito baseada em superações.  As trilhas que eu escolhi no meu roteiro desafiavam minha capacidade de resistência, não que eu seja atleta, pelo contrário, até gosto de praticar esportes e fazer trilhas, porém minha rotina acaba me afastando disso. Então escolhi algo que me desafiasse mais e ao mesmo tempo me desse mais contato com a natureza.

Meu pai que, tem 53 anos, e meu irmão, que tem 21 anos, foram comigo nessa trilha e me ajudaram muito me motivando a chegar até o topo. E realmente valeu muito apena a escolha! É incrível quando você sente que superou seus medos e limites.

Como foi minha experiência?

Compramos o ingresso para Machu Picchu + Montanha com entrada de 7:00 às 8:00. Então chegando no parque fomos diretamente para trilha, esse caminho é muito bem sinalizado.

É engraçado por que até chegar ao inicio da trilha você já começa a subir degraus então eu já estava ficando tensa pensando que ainda nem tinha começado e eu já estava cansada.

Levei uma mochila pequena com água, frutas e biscoito, casaco e protetor solar. Como você começa a saga muito cedo, ainda não da pra saber se vai estar calor ou frio, mas tivemos sorte nesse dia, ficou um dia ensolarado lindo. Na dúvida vá com uma camisa fresquinha e um bom casaco que de para guardar se a temperatura esquentar.

A caminhada demorou bastante, foram em torno de 2h e meia subindo. Foi extremamente cansativa. Eu e meu pai fizemos uma série, subíamos 12 degraus e descansávamos 2 minutos. E mesmo assim houve momentos que eu precisei parar por mais tempo e sentar um pouco para descansar.

Eu morta ainda no meio de trilha

Chegando ao topo é algo que não tem muita explicação de tão incrível que é! A vista é sensacional e parece que você está no meio das nuvens, e realmente elas estão muito próximas de você!

Deu para ficar um bom tempo lá, porém todos precisam deixar a montanha até 12:00, é o horário que eles fecham os portões. Então ficamos no topo em torno de 1h e depois voltamos com muito mais energia para continuar o tour pelo parque. A volta foi tranquila, em torno de 1h e meia descendo degrau por degrau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *